quinta-feira, 3 de abril de 2008

Stênio Március - Música e Poesia de primeira

Eu gosto muito das composições do Stênio. Acho que ele tem uma qualidade enorme em demostrar nos acordes as emoções que estão sendo cantadas. Descobri essa música no You Tube e achei bem bonita. O video ta aqui, e a letra mais embaixo. Para conhecer melhor o Stênio e ler algumas de suas poesias, entre no seu blog: http://www.steniomarcius.blogspot.com/

Melhor Lugar

Chora Maria madalena chora
Aos pés de Cristo que te perdoou
Chora irmã minha que eu choro contigo
Pois eu também não passo de um pecador

Lava maria que eu lavo contigo
Os pés que nunca foram mesmo livres
Pois os seus passos já estão contados
Serão parados pela força numa cruz

Enxuga bem Maria
Unge com aloés
Esses queridos pés
Que andam feridos
Vamos ficar maria
Esse é o melhor lugar
Pra gente como nós
Mas que ele quis salvar

Beija Maria que eu tembém quero beijar
Esses benditos pés empoeirados
Que levarão por toda a eternidade
As marcas do amor feitas por cravos

por Rick

Texto do Carlinhos Veiga


Oferecendo a Deus um novo cântico

"Cantai ao Senhor um cântico novo, porque Ele tem feito maravilhas;
A sua destra e o seu braço santo lhe alcançaram a vitória
".Salmo 98.1-2

Quando leio esse versículo sou invadido pelas boas lembranças do princípio dos anos 80. Tempo em que a moçada das igrejas ficava aguardando ansiosamente os lançamentos de Vencedores Por Cristo, junto às poucas livrarias evangélicas existentes. Lembro-me quando tomei o novo LP (você sabe o que é isso?) de VPC, Louvor III, e saboreei cada canção. Dentre elas me saltou aos olhos e aos ouvidos o Salmo 98, musicado por Nelson Bomilcar e Edy Chagas. Vinha num arranjo moderno, alegre, contagiante. É claro que o grupo de louvor da nossa igreja aprendeu a cantá-la, de forma não tão harmoniosa quanto ouvíamos no disco, porém, apaixonadamente.

Muita água rolou debaixo da ponte desde então. Em meados anos 80 uma revolução musical começou a acontecer no meio evangélico, se espalhando por todo o país. Grupos e mais grupos foram surgindo em todos os cantos, seguindo as pegadas de Rebanhão, Logos, Milad (Água Viva) e o sempre presente VPC, pai de todos. O "boom" foi tão grande que uma mídia "gospel" surgiu e foi aos poucos se solidificando. Nas livrarias evangélicas os pequenos balcões, que expunham os poucos LPs, foram crescendo e sendo substituídos por prateleiras enormes. Já era possível encontrar seções só de música, contendo partituras, cds nacionais e internacionais, vídeos e até vídeos-aula, ministradas por músicos evangélicos. Que maravilha!!!

Olhando tudo isso, volto meus olhos para o Salmo 98. Não falo da canção, mas da poesia do salmista Davi. Nela encontramos um maravilhoso conceito sobre louvor e adoração. "Cantai ao Senhor um cântico novo, porque Ele tem feito maravilhas". Descubro que a canção não é um fim em si mesma, ela não se basta. A motivação de cantarmos um novo cântico está ali explícita: porque Ele tem feito maravilhas. É o reconhecimento de que Deus tem cuidado de nós, tem nos sustentado com sua mão poderosa nos dando a vitória. Não há outro motivo porque cantar ao Senhor. Preocupa-me a onda que invade nosso meio, onde o mercado tem se tornado a razão principal das nossas canções, composições e gravações. As letras lentamente vão se esvaziando de sentido, vulgarizadas por chavões pré-estabelecidos, nada poéticos, nada convincentes. A música, com seu ritmo, harmonia e melodia, é empobrecida pela obrigação de se produzir uma canção que seja popularesca, de fácil assimilação, comercial. Afinal, precisamos vender. Ninguém grava um cd para ficar encaixotado.

O salmo nos ensina que quando reconhecemos o Senhor em nossas vidas, e nos oferecemos a Ele através de uma vida santa, o louvor e a adoração brotam em nossos lábios. Ele nos tem dado a vitória, mesmo que às vezes tenha cheiro de derrota para alguns. Ele tem cuidado de nós. Todas as ações de Deus em nossas vidas são perfeitas e tudo, isso mesmo, tudo coopera para o bem dos que amam ao Senhor. Quando reconhecemos esse grande cuidado, o louvor é apenas uma conseqüência. Como já disse alguém no passado, "adoração é troca mútua de amor". Ele nos amou primeiro. Quando devolvemos a Ele esse amor com que tem nos amado, adoramos.

Por isso o salmista pôde dizer "Cantarei ao Senhor um cântico novo". Eu não creio que ele esteja falando de uma nova música a cada encontro ou reunião. Entendo que Davi está nos ensinando a cantarmos sempre um cântico, quem sabe até mesmo aqueles desbotados pelo tempo, mas que se renovam a partir das novas experiências vividas com o Senhor. Você já sentiu um cântico antigo sendo renovado pelos encontros e livramentos de Deus em sua vida? Não são os novos cânticos que tornam nossa vida cristã mais bela. É a nossa caminhada sincera com o Senhor, diária e constante, que torna o louvor verdadeiro e mais rico de significados.

* texto extraído do site do Carlinhos Veiga (
www.carlinhosveiga.com.br)